DOPPLER COLORIDO
Sobre o Exame
O doppler colorido é um exame frequentemente usado na área cardíacos para detectar problemas de fluxo sanguíneo nas artérias e veias do coração. Ele também pode ser usado em outras partes do corpo, como o pescoço, as pernas e o cérebro, para detectar problemas de circulação sanguínea.
No caso do doppler colorido, a onda sonora é emitida por um transdutor que é colocado sobre a pele do paciente. Quando essa onda sonora atinge o fluxo sanguíneo em movimento, ela é refletida de volta para o transdutor. O desvio na frequência da onda sonora é detectado pelo transdutor e convertido em cores na tela do monitor.
As cores são usadas para representar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo. Por exemplo, o vermelho pode indicar fluxo sanguíneo em direção ao transdutor, enquanto o azul indica fluxo sanguíneo em direção oposta. A intensidade da cor pode indicar a velocidade do fluxo sanguíneo, com as cores mais brilhantes indicando fluxo sanguíneo mais rápido.
Uma das principais vantagens do doppler colorido é que ele é uma técnica não invasiva que não envolve radiação ionizante. Além disso, ele fornece informações em tempo real, permitindo que o médico veja o fluxo sanguíneo em movimento e avalie a gravidade do problema.
Veja os tipos de exames de áreas específicas que oferecemos: